segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

(Livro:) Boneca de Ossos















Livro: Boneca de Ossos - Holly Black


Título: Boneca de Ossos
Páginas: 224
Edição: 1ª
Tipo de capa: Brochura
Formato: Livro
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Assunto: Juvenil - Literatura Juvenil; Literatura Americana
Idioma: Português

"- Todo mundo tem uma história - Alice sussurou. - Todo mundo é o herói da sua história. Foi o que a Senhora Evans falou na aula de Inglês"

Olá leitores!!!
O ano finalizando e eu correndo aqui com muitas coisas para fazer, e principalmente, os desafios a qual estou participando!!! Tentarei finalizálos... Principalmente o desafio sopa alfabética!

Estou super feliz em conhecer um pouco sobre o trabalho da escritora e, desculpem, super talentosa Holly Black. Pra quem podê ler sobre a sua biografia, na postagem anterior, notou que Black é mais do que uma simples escritora, é um "monstro literário", com todo o perdão e o exagero da palavra.

Embora que o desafio seja ler um livro de terror, e como não é muito o meu forte este gênero, escolhi Boneca de Ossos. E serei super franca... me encantei profundamenate pelo livro, tornando-se meu favorito. Mais uma quebra de paradigma a qual supero!!!!

Vamos ao livro?!

Holly Black é conhecida como autora que ama escrever livros voltados a fantasia e, principalmente, carregados de suspenses e uma certa pitada de terror. Sabendo disso, pra quem não é muito achegado a este gênero, começa a ter outros olhos ao analisar somente a capa deste livro.


"Ele ficou sentado ali por bastante tempo, com a respiração parada. Algo havia mudado, algo sísmico, e ele tinha de ficar parado por tempo o bastante para que aquilo se acalmasse dentro dele."

Boneca de Ossos é um livro juvenil, por mais que tenha esse lado obscuro, sua leitura é super simples, cujo enredo é claro e os cenários tenebrosos rs. Para aqueles que amam livros de Black, sabe que ela se inspira, e muito, nos livros de Harry Potter e O Senhor dos Anéis. Embora que ainda não faça parte do meu conhecimento nenhuma destas séries, pelo menos assisti aos filmes do Senhor dos Anéis, e me deparei com nome de alguns personagens deste filme durante a leitura. è interessante ressaltar aqui a experiência que Holly Black divide com o leitor sobre artefatos da era Victoriana, ou seja, a estrutura da casa e de objetos desta época.

Boneca de Ossos conta a história de três adolescentes: Poppy, Zach e Alice. Amigos para todas as horas e momentos, estes três amam brincar e inventar histórias de ricas fantasias para seus bonecos. Embora que as suas famílias sejam desunidas, - não fazem refeições nos mesmos horários e também não compartilham seus momentos - este é um dos motivos em que a amizade destes três personagens é extremamente forte.

Em um certo dia, o pai de Zach decide que o filho deveria parar de brincar e começar a pensar sobre os seus deveres, e o que desejaria ser profissionalmente. E Zach não quer se preocupar com este fato, simplesmente ficar perto de suas amigas e continuar com suas histórias cheias de bruxas, magos e etc. Porém o pai é contra essa atitude do filho, e sua mãe não haje ao seu favor, pelo contrário, fica na neutralidade, e isso faz com que Zach se magoe profundamente.

Em sua casa, Zach possui um armário onde á alguns artefatos de porcelana. E entre uma coisa e outra, há a nossa boneca... Pelo fato de o pai ter cometido algo que o feriu e muito, Zach tira a boneca de Ossos deste armário e nota que um de seus olhos está aberto. 
Por detrás de uma simples boneca há um mistério de porque ela ser de Ossos. Ao compartilhar com suas amigas sobre a boneca, percebem que eles tem uma aventura para desvendar a história desta simples boneca.

Amei a forma como a autora amarrou os conflitos que há nesta idade, adolecência, e ao mesmo tempo a superação de cada um. Por sempre se aventurarem em brincadeiras, agora a aventura seria de gente grande. Amei conhecer e ler sobre Holly Black e espero que você também tenha gostado!




Sinopse

Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta - uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. 

Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... 

Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha ¿ e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. 

Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. 

Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

Leia também: Holly Black






Espero que tenham gostado
E, como sempre, te espero na próxima resenha

Beijos
Ariana Silva

4 comentários:

  1. Oi Ari!
    Já conhecia o livro, mas nunca tinha me chamado atenção, até ler sua resenha!
    Adorei o modo como escreveu, é possível ver o quanto a leitura lhe agradou.
    Com certeza entrou para minha wishlist.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Já tinha ouvido falar sobre o livro, tive vontade de comprá-lo, mas não sei como lidarei com Holly Black. Ganhei "A Menina Mais Fria de Coldtown" e ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Bom saber que ela tem uma parte tenebrosa no livro, mais obscura, porém que é muito boa e simples. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Luiz Henrique (Luke)
    instanteliteral.com

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto esse livro por aí e fiquei super interessada nele, apesar de ser infanto juvenil, parece que a autora conseguiu fazer uma historia bem legal, que agrada a todas as idades.

    ResponderExcluir
  4. Assim que esse livro lançou, se não estou enganada foi o primeiro livro com o selo "irado" da NC, eu fiquei curiosa a respeito da capa. Eu sinceramente não sou fã do gênero, mas essa história parece ser boa, principalmente pelo lado mais obscuro que citou. Não sei se seria uma leitura para esse momento, mas quem sabe em outro, quando houver oportunidade.

    ResponderExcluir